COMO ADESTRAR GATO

Conhecidos como independentes, muitas pessoas acreditam que os gatos não podem ser adestrados, afinal, eles possuem vida própria. Mas a notícia chocante vem agora: todos os dias você treina o seu felino, porém, muito provavelmente, para fazer o oposto do que você deseja. Venha aprender algumas técnicas de como adestrar o gato com a PetFellice.
PRIMEIRO ERRO AO ADESTRAR UM GATO
O bichano está em cima da geladeira. De longe você já o vê e alerta que ali não é o lugar dele ficar. Conversa com o animal e o coloca no chão. A situação se repete vários dias e tudo que você faz parece só não entrar na cabeça do gatinho.

Acontece que ao tomar esse tipo de atitude, o bichinho entende que você está dando atenção para ele. Para o peludo, subir na geladeira vira sinônimo de que o tutor logo vai correr para pegá-lo. Por isso, para o animal esse momento acaba se tornando gratificante, diz Mikel Delgado, estudante de pós-doutorado em Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia.
Por isso, a dica valiosa é recompensar o gato quando ele tem uma atitude que você gosta e ignorar o que você não gosta. Porém, além disso, costume observar o seu bichano: um estudo italiano mostrou que a maioria dos tutores dos gatos não entendem que o animal está estressado, pensam apenas que é uma característica da espécie. Portanto, comece a dar mais atenção para o felino.
BRINQUEDOS DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL SÃO EXCELENTES PARA EVITAR O ESTRESSE EM GATOS
ADESTRAMENTO POSITIVO PARA GATOS

Já falamos da importância do adestramento positivo para os cães, mas para os bichanos ele também funciona. Ensinar o seu animal a como se comportar melhor, vai também estreitar a comunicação entre tutor e gato. Dar um petisco quando o animal tem uma boa atitude é uma excelente ideia. Você pode começar por atividades simples como chamar o animal. Fique numa distância de cerca de um metro e o chame. Se ele vir, ofereça um petisco. Com o tempo, você pode aumentar o percurso do gato.
Mas, como já sabemos, nem tudo são flores. Pode ocorrer de, como os adestradores chamam, uma explosão devido à extinção do reforço. E isso é comum de acontecer. Isto é: o pet decidiu no meio da noite que precisa comer naquela hora. É importante que você não ceda a pressão do animal: mesmo que ele mie e ande por cima de você, ter horários específicos para ganhar comida também vai ajudar na saúde do gato, diminui a ansiedade e além de criar uma rotina certa para ele.
UM PASSO POR VEZ
Construa um caminho, não dê para o seu gatinho um primeiro desafio grandioso. Se ele não gosta de cortar as unhas, toque na patinha e ofereça um petisco. Aos poucos, com calma, até chegar no objetivo final. Tenha em mente que o processo vai levar alguns dias. É preciso ter paciência e respeitar o tempo do animal.

Outro ponto importante é o petisco. Deve ser um que o bichano adora muito, assim ele vai ficar mais satisfeito e ficará mais motivado durante a tarefa. Porém, é importante dosar: ofereça sempre uma pequena quantidade, até para que o pet não ganhe excesso de peso. As sessões de adestramento devem ser curtas para não estressar o animal e ele acabar associando a atividade a algo ruim.
UM PETISCO PERFEITO PARA O SEU GATO!
Com o tempo, você vai perceber que o estereótipo dado aos gatos de teimosos e, também, que não são animais para adestrar, irá se desmanchar. Além disso, vai construir uma relação especial entre tutor e animal que é muito gratificante com o tempo.
É POSSÍVEL ADESTRAR GATOS ADULTOS?
Sim, gatos de qualquer idade podem ser educados, inclusive os idosos. Mas quando são filhotes, a tarefa acaba por ser mais simples. É neste momento da vida que eles têm mais facilidade de aprender. Até os dois anos de idade, o trabalho de adestramento acaba sendo mais fácil. Depois, os anos passam e os bichinhos, assim como nós humanos, já adquirem os próprios hábitos e adestrar pode requerer mais tempo e paciência.

O QUE NÃO FAZER AO ADESTRAR UM GATO
É muito importante que a sessão de adestramento também seja divertida para o gatinho. Por isso, tente sempre motivar ao máximo o animal. Evite brigar, tratá-lo com rigidez ou até usar algum tipo de violência. Isso vai fazer com que o bichano em vez de ter um bom comportamento, torne-se agressivo e muito teimoso.
Outra consequência de usar a punição é gerar medo e quebrar a ligação de tutor – pet. Assim como nos cachorros com os humanos, gatos também têm essa conexão. É fundamental mantê-la e fortalecê-la durante o processo.
Se o ambiente tiver muitos estímulos, o gato provavelmente vai ter dificuldades de se concentrar no objetivo, então, neste momento, deixe de lado os brinquedos. Se tiver escolha, opte por um ambiente neutro e, claro, que o pet se sinta confortável.
QUAL O SEGREDO PARA ADESTRAR GATOS?

O primeiro passo é ter paciência. Cumpra as etapas no tempo do felino e não no seu, o foco aqui é a educação e para ela acontecer corretamente, leva tempo. Use o reforço positivo como petiscos, assim o animal fica motivado. Lembre-se que são muito sensíveis a broncas e punições, se o animal agir de forma incorreta, ignore. Quando perceber que o bichano já está ficando cansado, é hora de parar com a sessão. E se puder ensinar o gatinho ainda filhote, é melhor pois o aprendizado é mais rápido.
FUTONS PARA O GATO RELAXAR DEPOIS DA SESSÃO DE ADESTRAMENTO
CONHEÇA A PETFELLICE
Nosso objetivo é trazer mais felicidade, saúde e bem estar para os pets. Nossos produtos são selecionados cautelosamente para que o seu bichinho receba o melhor. Na nossa loja, você vai encontrar rações e petiscos naturais que, além do seu filho de quatro patas amar, também ajuda a evitar doenças de pele, alergias e auxilia na longevidade.
Além disso, você também pode comprar produtos de higiene como shampoos, condicionadores e acessórios até mesmo para você usar como colares, brincos e pingentes. Siga a gente no Facebook e no Instagram para receber todas as novidades da PetFellice!

PETFELLICE: leveza, saúde e bem estar para o seu PET.
DIVERTIDAMENTE SAUDÁVEL
LEIA MAIS:
O QUE SÃO OS SEGUROS DE VIDA PARA PETS