As plantinhas são extremamente importantes para melhorar a qualidade do ar dentro de casa, entretanto devemos ter cuidado pois algumas delas são plantas tóxicas para cachorros e gatos. Apesar de algumas das espécies mais comuns do nosso jardim parecerem inofensivas, elas podem ser venenosas e causar danos à saúde do seu pet.
Não existe um método para evitar que seu bichinho coma as plantas, já que muitos deles podem mordê-las por curiosidade, por estresse, por tédio ou até mesmo para coçar os dentinhos na fase de crescimento. Desta forma, aconselhamos que esse tipo de vegetação seja mantido à distância e com difícil acesso do seu pet a fim de evitar acidentes.
Geralmente, quando vamos comprar um vasinho de plantas acabamos não nos questionando sobre isso, então é fundamental conhecer de antemão quais são as plantas tóxicas para os animais e assim garantir a segurança deles!
BISCOITO NATURAL COM PROPRIEDADES CALMANTES
PLANTAS TÓXICAS PARA ANIMAIS
Algumas das plantas tóxicas para cachorros e gatos mais comuns são:
- Dama-da-noite
- Azaleia
- Mamona
- Espirradeira
- Coroa-de-cristo
- Lírio
- Hera
- Espada-de-são-jorge
- Comigo-ninguém-pode
- Costela-de-adão
- Copo-de-leite
- Samambaia
- Antúrio
- Violeta
- Tomate verde
- Hibisco
- Avenca
- Tulipa
- Jiboia
- Filodendro
- Cheflera
- Primavera
Lembre-se sempre de tomar cuidado pois além das plantas que são comumente cultivadas dentro de casa, como as samambaias e as jiboias, têm as plantas venenosas que estão presentes nos jardins e na rua. Então fique atento durante o passeio do seu pet para que ele não ingira esse tipo de vegetação sem que você veja.
SINTOMAS DA INTOXICAÇÃO POR PLANTAS
Cada planta possui um agente tóxico diferente e pode agir de maneiras distintas no organismo do seu pet, mas de maneira geral, podemos dividir as reações em alguns tipos. Mas lembrando sempre podem existir níveis de intensidade de reação em cada bichinho, então fique atento aos sinais que seu pet dá.
Sintomas comuns referentes à reação de intoxicação são: irritação e ressecamento da pele, fraqueza, hipertermia, desidratação, tremores e uma irritação local na cavidade oral (língua, boca e garganta).
Além destes mais comuns, outros sintomas podem ser percebidos em locais diferentes, como por exemplo nos sistemas digestório, nervoso, cardiorrespiratório e hepático.
De acordo com algumas pesquisas, além do grau de toxidade da planta, outros fatores também podem contribuir para a manifestação dos sintomas, como a quantidade de planta ingerida e a idade do seu bichinho.
COMO EVITAR A INTOXICAÇÃO POR PLANTAS
Bom, de maneira geral a melhor forma de evitar que os animaizinhos se intoxiquem através da ingestão de plantas é conhecendo quais são as plantas toxicas para eles e mantendo-as distantes deles. Cultive-as em locais altos e de difícil acesso do seu pet.
E não esqueça que muitos animais podem procurar plantas para morder por tédio ou falta de atividade. Então mantenha sempre o seu pet ativo e com hábitos saudáveis a fim de diminuir o estresse e o tédio deles!
BRINQUEDO CONE LABIRINTO PARA ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL
PLANTAS SEGURAS PARA OS SEUS ANIMAIS
Se o seu bichinho adora mastigar umas plantinhas, vamos te passar algumas que eles podem ingerir sem medo:
- Camomila e Valeriana: são plantas que tem o poder de acalmar os animais que são mais agitados;
- Erva-dos-gatos: são conhecidas por causar uma sensação de felicidade e euforia, e depois de calma, liberando a tensão acumulada.
- Grama de trigo: um produto 100% natural que auxilia no trato intestinal, além de fortalecer o sistema imunológico.
CATNIP: ERVA DE GATO
Lembre-se sempre, se você suspeitar que seu pet foi exposto a alguma planta que seja tóxica, entre em contato imediatamente com o seu veterinário. E se você souber qual planta ele pode ter ingerido, não deixe de notificá-lo!
LEIA MAIS:
COMO FAZER O CACHORRO COMER MAIS DEVAGAR?
O QUE FAZER QUANDO GATO TEM MEDO DE FOGOS?
COMO DEIXAR O CACHORRO MAIS INTELIGENTE