Uma certeza nós temos: adotar é tudo de bom, principalmente quando o animalzinho tem alguma deficiência, isso só faz com que ele seja mais especial. Normalmente nas feiras de adoção ou nas ONGs são eles que sobram, mas esses pets têm muito amor para dar e podem ajudar a gente conhecer uma nova visão de mundo, muito mais inclusiva, além de ser uma lição de vida.
No entanto, antes de adotar, veja alguns cuidados que você precisa ter com Pets especiais. Sempre é importante pensar muito bem antes de tomar a decisão de ter um animalzinho de estimação e se ele for especial, ainda mais.
DICA PETFELLICE: QUE TAL UM BANHO SEM ÁGUA? CLIQUE AQUI E VEJA COMO!
QUAL É A DEFICIÊNCIA DO BICHINHO?
É a primeira coisa que você deve reparar. Se o cachorrinho for cego, talvez você precise mudar de lugar alguns móveis em pontos estratégicos da casa, porém provavelmente o dog não precisará de tratamento médico contínuo.
Se o pet tem paralisia, a história pode ser diferente e o cuidado vai ser redobrado. O bichinho vai precisar de um vetcar, cadeira de roda para animais, e tem a possibilidade de necessitar de fisioterapia ou acupuntura. O cão também pode necessitar de objetos específicos como comedouro e bebedouros acessíveis. É bom conversar também com um veterinário para conhecer mais dos cuidados.
PARA O DOG FICAR MAIS TRANQUILO: PETISCO DE CAMOMILA E MARACUJÁ
INVESTIMENTO
Ter um animal assim requer investimento financeiro e tempo disponível do tutor. Alguns podem ter mais dificuldades de adaptação e a nova família do bichinho vai precisar de muita paciência. Se possuir deficiência visual, o olfato do pet vai ser mais aguçado, assim é possível ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar correto, mas é necessário dedicação. Além do mais, a alimentação pode ser diferenciada. É importante estar preparado.
PRINCIPAIS NECESSIDADES PARA CADA DEFICIÊNCIA
Cada condição requer cuidados especiais. Conheça mais sobre cada uma:
1 – DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Como o animal tem a visão, olfato e o físico em bom estado, ele vai conseguir fazer todas as atividades normais. A dica é estimular sempre estes sentidos para ficarem aguçados. Já que não vai ter a voz para o seu cãozinho reconhecer, compense com muitos mimos e carinhos 🙂
2 – DEFICIÊNCIA VISUAL
O olfato dos cães são aguçados: cada narina é controlada independente da outra. Por isso, eles conseguem ter com precisão a direção de um determinado cheiro. Em vista disso, os pets com deficiência visual conseguem se virar muito bem. No entanto, as escadas devem ser bloqueadas e móveis pontiagudos devem ser retirados.
3 – DEFICIÊNCIA MOTORA
Atenção tutor, o bichinho vai depender muito de você! Com o vetcar, o animal necessita de ajuda para retirar, colocar e, muitas vezes, precisará de auxílio para defecar e urinar. O mais indicado é que você converse com um veterinário para ele passar todos os cuidados.
MANTINHA ACRÍLICA PARA O PET FICAR QUENTINHO E CONFORTÁVEL NOS DIAS FRIOS
Pensa em adotar um filho de quatro patas deficiente? A PetFellice apoia muito a ideia. Aproveite para conferir todos os nossos produtos de higiene, cuidados, acessórios e muito mais para mimar muito o seu pet <3
PETFELLICE: DIVERTIDAMENTE SAUDÁVEL
Leveza, saúde e bem estar para o seu PET.