O verde da natureza e nossos pets é o casamento perfeito para a felicidade deles, e nossa, que os amamos e queremos vê-los felizes, e a sinergia nesse caso é perfeita, basta vê-los correndo em parques e quintais, parece que estão sorrindo. Porém todo cuidado é pouco, quando se trata de plantas em jardins e mesmo dentro da nossa casa em vasos- algumas são altamente tóxicas e pode inclusive levá-los a morte.
Essas plantas também podem ser tóxicas para nós humanos, mas como animais racionais, não corremos o risco de nos envenenarmos com elas, diferente de nossos pets, que dependem totalmente de nossos cuidados e proteção.
Algumas dessas plantas vamos listar aqui:
Azaléia: Suas flores são lindas, mas venenosas.
Bico-de-papagaio: Suas flores vermelhas e brancas enfeitam nossas casas especialmente na época do natal, época em que ocorrem o maior número de intoxicações.
Comigo-ninguém-pode: Também conhecida por alguns para afastar mal olhado, mantenha longe de seus pets.
Copo-de-leite: costuma crescer em lugares bastante úmidos, como alguns cães como labrador, Golden Retriver e outros, também amam lugares assim, muita atenção.
Coroa-de-cristo: Comum como cerca vivas, por conter muitos espinhos, é facilmente encontrada nas ruas, cuidado na hora do passeio.
Entre outras como: Costela-de-adão; Espada-de-são-jorge; Espirradeira; Glicínia; Hera; Lírio; Mamona; Mandioca brava ou castelinha.
O que fazer se seu pet ingerir umas dessas plantas venenosas?
Mesmo sabendo que todo cuidado é pouco, acidentes acontecem, nesse caso, leve imediatamente seu pet ao veterinário mais próximo e informe o nome da planta ingerida, se não souber, leve a planta para ser identificada. A evolução geralmente é rápida devidos as toxinas, levando à morte em pouco tempo, então corra.